Aspectos do masculino (2019) C.G.Jung

analiticamente
2 min readJan 15, 2021

--

“Aspectos do masculino” é um livro que traz diversos textos da obra do Jung sobre a questão do masculino. Entende-se masculino não como correspondente de “homem”, mas, sim, a um princípio regulador, geralmente atrelado à consciência e ao desenvolvimento do indivíduo.

Dividido em sete partes, é uma obra que traz uma maior diversificação em comparação à “Aspectos do feminino” por trazer, além de textos das obras completas, uma seleção de cartas, transcrições de palestras e anotações diversas. Entretanto, existem textos que estão nas duas edições, como é o caso de “O problema amoroso do estudante”.

Dessa vez, segui a leitura na ordem e foi interessante perceber a disposição dos temas. Inicialmente, percebe-se uma preponderância de textos que abrangem o motivo do herói e como é necessário, para o desenvolvimento da consciência, essa separação maternal. Também são tratados a questão dos ritos de iniciação da consciência e a problemática do complexo puer aeternus. Em seguida, foi retratado sobre a figura paterna a partir de dois textos, em que um é da época que Jung colaborava com Freud, “A importância do pai no destino do indivíduo”, então não é de se estranhar caso haja algumas ideias alinhadas com a psicanálise nele. Entretanto, no seguinte texto, “Inconsciente pessoal e inconsciente coletivo” vemos, através do contraste, a diferença deste último diante das concepções da psicologia analítica.

Na parte cinco “O masculino nas mulheres” é onde considero que tem uma diversidade textual ou, de gêneros textuais. Inicialmente, fiquei bem surpresa por terem anotações do caderno de Esther Harding e cartas pessoais do próprio Jung. Mas, ao terminar de ler, fiquei com uma sensação de que foi um material bem escasso (as anotações de Harding são apenas quatro páginas). Mas compreendo que a disponibilidade deles já é um grande avanço para todes que estudam psicologia analítica e que enfrentam a dificuldade de acesso a algumas obras.

Nessa edição também temos textos sobre os arquétipos animus e anima e textos da obra, Mysterium Coniunctionis (vol.14 das obras completas) abordando a noção de Mercúrio; espírito; e de Logos e Eros em sua ideia arquetípica dos opostos Sol e Lua. São textos mais exigentes, mas que, com certeza, pretendo realizar uma releitura.

--

--

analiticamente

Textos sobre livros de psicologia analítica e outros assuntos a fim. Insta: @analiticamente_