Esforços olímpicos, Anelise Chen

analiticamente
2 min readSep 29, 2021

--

No final de semana passado, ao acompanhar a competição feminina de skate, não pude deixar de lembrar do livro “Esforços Olímpicos” da autora Anelise Chen, publicado neste ano pela editora todavia.

A história parte de uma narradora em primeira pessoa que está com dificuldades de terminar sua tese. Ex-nadadora, ela vai construindo um trajeto narrativo não muito linear sobre esse universo esportivo, misturando aspectos do seu próprio passado e do seu processo de escrita acadêmica. Juntamente a isso, uma pessoa bem próxima a ela se suicida. Mas tal acontecimento vai aparecendo de forma secundária, como aquele evento de fundo do qual a personagem ainda não está preparada para lidar.

O que mais me surpreendeu na obra foi o destaque que a autora deu, a partir da vida de várias histórias de atletas, para as desistências, os erros não perdoados e o fracasso. Para ilustrar esses temas, ela utiliza elementos audiovisuais durante a narrativa, com imagens e links de vídeos de YouTube. O que traz um ritmo muito fluído (e muito contemporâneo) para a história.

É difícil dissociar a relação que essa temática possui com o modelo econômico que estamos inseridos, do qual os pares sucesso-fracasso são modelados por ideais de vida neoliberal. No livro, as implicações econômicas também aparecem. A família da personagem principal imigra para os Estados Unidos em busca do “sonho americano”, mas acabam vivendo de um jeito diferente do que aspiravam. Logo, aquilo que é considerado ser uma pessoa “bem-sucedida” pode estar bem longe do que aquela pessoa realmente é e precisa. O não alcance de tais ideais pode tornar-se um caminho para olhar para dentro. Como diria Helena Vieira, o fracasso é uma chance de reinvenção de si.

Foi dessa forma que o livro me fez olhar de forma mais empática para os erros atléticos deste último final de semana. Apesar do destaque ficar para quem ascendeu ao pódio, a vida das pessoas que ficaram em quarto ou em último irão continuar. Talvez elas desistam, talvez elas se preparem para a próxima olimpíada ou talvez elas passem anos escrevendo uma tese sobre isso.

“Qual seria a sensação do fracasso? Seria como morrer. Mas parece que você está bem.”

--

--

analiticamente

Textos sobre livros de psicologia analítica e outros assuntos a fim. Insta: @analiticamente_